Jundiaí marca presença em Congresso da Juventude do PT

Jundiaí marca presença em Congresso da Juventude do PT
10 de novembro de 2015 Assessoria de Imprensa

Mais de 300 jovens reuniram-se em Franco da Rocha na etapa estadual do 3º Congresso da Juventude Petista de SP.

 

O PT de Jundiaí foi uma das cidades que contribui com a presença de centenas de jovens no 3º Congresso da Juventude do PT-SP, realizado no final de semana em Franco da Rocha. O evento foi considerado uma atividade na história do Partido e da juventude petista. Para o secretário de Juventude do PT Jundiaí, Lucas Forlevisi, que esteve presente ao Congresso junto com o presidente do PT local, Arthur Augusto e Marcos Boriero, secretário de Movimentos Populares, o movimento foi um marco para os jovens de todo o Estado. “Em um momento em que a crise política aliada à crise econômica, nos coloca em desgaste com nossas bases de apoio e com os setores da sociedade que historicamente defendemos, organizar uma juventude partidária é mais que um desafio, mas uma missão para um partido de massas que almeja prosseguir na conquista de mais direitos aos trabalhadores do Brasil”, disse.

O encontro trouxe para a centro do debate a atual conjuntura que o partido enfrenta no país. Mais de trezentos jovens vindos de diferentes cidades reuniram-se para discutir o papel e a organização da juventude no momento em que o PT enfrenta uma crise política e se prepara para as eleições do próximo ano.

O presidente do PT Jundiaí, Arthur Augusto, disse que o 3º Congresso foi empolgante. “Fomos contagiados pela energia de centenas de jovens petistas que se estão se mobilizando desde a etapa municipal, com muita vontade de dizer o que pensam e de trabalhar para a mudar o atual cenário do país ”, disse Arthur, ressaltando que a etapa estadual também serviu para chancelar Lucas Forlevisi como representante da juventude no PT municipal.

Forlevisi conta que a temática norteadora das discussões foi o genocídio da juventude negra. “Sem dúvida, um tema de suma importância para um estado que sofre com uma política de exclusão de crianças e jovens, onde a estratificação social segrega os indivíduos que frequentarão as melhores escolas e os que serão submetidos, seja pela cor de sua pele ou pela posição econômica, a um regime educacional que não ensina, que é um depósito de talentos oprimidos. Infelizmente, estamos em um estado, onde as cadeias recebem mais atenção que as escolas”.

O Secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, disse que o encontro cumpriu o seu papel e mostrou o potencial dos jovens paulistas. “Uma rica mobilização, com a participação de diversos municípios mostra que juventude do PT de São Paulo tem um potencial enorme de conseguir, no próximo período, travar as batalhas que são necessárias. Primeiro para enfrentar essa onda conservadora que o estado de São Paulo apresenta e, segundo, para a gente poder, juntamente com o conjunto dos movimentos sociais, travar um processo de muita batalha por mais avanços, mais mudanças. Acho que a juventude do PT sai desse congresso com muita capacidade”, frisa.

A etapa nacional do 3o Congresso da Juventude do PT (3º ConJPT) acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*