PT Jundiaí leva representantes ao 3º Congresso da Juventude em Franco da Rocha

PT Jundiaí leva representantes ao 3º Congresso da Juventude em Franco da Rocha
7 de novembro de 2015 Assessoria de Imprensa

Evento que acontece neste final de semana vai debater, entre outros temas, o extermínio da juventude negra

O 3º Congresso da JPT-SP acontece neste final de semana (7 e 8), no acampamento Estância dos Sonhos, em Franco da Rocha, na região metropolitana. Além debater o tema principal do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT que é o extermínio da juventude negra, o Congresso irá eleger a nova direção e secretário (a) da juventude da legenda no Estado.

Em um momento onde forças conservadoras se articulam para impor agendas que atacam as minorias e limitam a continuidade dos avanços sociais conquistados historicamente através de um complexo processo de luta, repensar os processos de reorganização do PT é de fundamental importância. Essa é a constatação do jovem Lucas Forlevisi, secretário de Juventude do PT Jundiaí que vai representando a cidade no evento, juntamente com o presidente do partido na cidade, Arthur Augusto e Marcos Boriero, secretário de Movimentos Populares.

Para Lucas, estudante de Ciências Sociais na Unicamp, sobretudo no que diz respeito à juventude partidária, a necessidade de fortalecimento e criação de agendas continuas de resistência, estão na pauta da atual conjuntura, uma vez que os jovens, principalmente os negros e de periferia, sofrem diariamente com políticas de exclusão e um verdadeiro genocídio.

“O congresso da JPT, em suas etapas municipais, estaduais e nacional, colocam no cerne da discussão partidária, não só o importante papel da juventude em articular a luta social, mas essencialmente discute os caminhos à serem tomados pela esquerda, na garantia de mais direitos aos oprimidos. Se o presente é de luta, o futuro nos pertence”, afirma ele.

Lucas informa que o Congresso é principal momento de elaboração política dos diversos setores da juventude do PT e será espaço para formulação e debates sobre os temas que envolvem a juventude brasileira como um todo, e a juventude petista em particular.

Durante a etapa nacional, serão definidas e eleitas as direções da juventude do PT nos municípios, nos estados e em âmbito nacional. As etapas municipais elegem os delegados para o congresso estadual, bem como as direções da JPT nos municípios. Nos congressos estaduais, serão eleitos os delegados para a etapa nacional e também as direções estaduais. Já no congresso nacional, será eleita a nova direção nacional da JPT.

O objetivo é atualizar as agendas do PT relacionadas aos jovens e aproximar nosso partido da juventude. Confira aqui o texto base.

Veja o site exclusivo do 3º Conjhttp://www.pt.org.br/3congressoJPT/

Confira em detalhes como será a programação do evento em Franco da Rocha

Informações do linha direta

#3ConJPT: Franco da Rocha sediará o 3º Congresso da Juventude do PT paulista Evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro, além de debater o tema principal do #3ºConJPT, o extermínio da juventude negra, irá eleger a nova direção e o secretário (a) da JPT-

O secretário estadual de Juventude do PT-SP, Rogério Cruz, disse que a escolha de Franco da Rocha foi motivada pela aproximação da administração com os jovens. “Escolhemos a cidade de Franco da Rocha, dentre outro motivos, porque fomos acolhidos pelo prefeito, Francisco Daniel Celeguim de Morais, (Kiko Celeguim) e vereador jovem do PT, Eric Valini que sempre colaboraram com a organização da Juventude do PT”, explica o dirigente jovem.

A expectativa do secretário é que o encontro renda bons debates e muitas formulações. “O Congresso Estadual da JPT-SP será um espaço de discussão e reflexão sobre a Juventude no momento atual, o Partido dos Trabalhadores e as lutas atuais contra o Genocídio da Juventude Negra, pobre e periférica, a redução da maioridade penal, o fechamento das escolas estaduais e tantas outras pautas em voga que nos impõe um retrocesso nas conquistas dos últimos anos”, acrescenta o secretário.

Segundo os organizadores, os delegados (as) com até 29 anos e um ano de filiação ao PT, que foram eleitos em seus diretórios municipais inscritos, terão direito a voz e voto, além de debater os eixos principais do 3º ConJPT que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília (DF).

 

foto: Lucas Forlevisi, secretário de Juventude do PT Jundiaí, estará no evento.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*