Praça da Ponte Torta leva nome de Erazê Martinho

Praça da Ponte Torta leva nome de Erazê Martinho
15 de dezembro de 2015 Assessoria de Imprensa

Praça da Ponte Torta leva nome de Erazê Martinho

Muita emoção marcou o evento de inauguração de revitalização da Ponte Torta, agora com uma linda praça em seu entorno que leva o nome do publicitário e filósofo Erazê Martinho, fundador do PT em Jundiaí.

Erazê Martinho nasceu em Jundiaí, SP, em 1933. Formado em pedagogia pela PUCCamp, tornou-se publicitário e jornalista. Foi o primeiro e único vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores em Jundiaí, em 1982, tendo sido reeleito para mais dois mandatos, que duraram até 1998.

Erazê é o fundador do Bloco Refogado do Sandi, inaugurado em 1994 e que hoje é considerado o maior evento cultural popular de toda a região, levando mais de 30 mil seguidores em seu desfile, que atravessa o calçadão do Jundiaí toda sexta-feira de Carnaval. Neste ano, o Refogado conquistou o registro de Patrimônio Cultural Imaterial, eternizando a importância do trabalho do Erazê para a cultura local.

Por sua inteligência, carisma, coragem, ousadia e criatividade, Erazê Martinho dá nome à praça da Ponte Torta, que teve sua revitalização inaugurada no último domingo (13), com a presença dos filhos do publicitário, Ivan Martinho e Cassio Martinho, além da militância petista, da nação refoguense e admiradores do grande mestre que faleceu em abril de 2006.

“A revitalização da ponte é um marco histórico para nossa cidade e fico feliz em ter sido autor do projeto que dá o nome de Erazê Martinho à praça, por tudo que ele representou como político, filósofo e seu grande envolvimento com a Cultura”, disse o vereador Gerson Sartori (PT).

Também esteve presente ao evento o eterno mestre Antonio Galdino, agora com 82 anos, que também foi vereador em Jundiaí e presidiu a Associação dos Aposentados de Jundiaí e Região. “É uma homenagem muito justa ao Erazê Martinho que foi um político seríssimo, sempre pautado pela ética e transparência, além de um homem pleno de cultura. Estou feliz em poder estar aqui para celebrar o reconhecimento das ações de nosso grande Erazê”, disse.

“A recuperação da Ponte Torta não aconteceu apenas pelo fato de ela ser um monumento, que tem seu papel histórico e paisagístico. Essa revitalização significa a relação do jundiaiense com o município, com a história, com o presente e futuro. É a preservação de valores e da relação que todos nós temos com a cidade”, comentou o prefeito Pedro Bigardi.

 

Confira os melhores momentos do evento de inauguração de revitalização da Ponte Torta com a praça que leva o nome de nosso saudoso Erazê Martinho.
O evento contou com a presença dos filhos do Erazê, Ivan e Cassio Martinho (o mestre Rã) que levou o show da Capoeira Idalina para a comemoração.

A militância petista levou uma faixa em homenagem ao mestre Erazê Martinho.
faixa1 faixa2 faixa3 faixa4 faixa5 faixa6 faixa7 faixa8 faixa10 faixa11 faixa12 faixa13 faixa14 faixa15 faixa16 faixa17 faixa18 faixa19 faixa20 faixa21 faixa24

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*